sexta-feira, 24 de abril de 2015

A COMENDA PAUL HARRIS


Por vezes tem surgido uma questão nos meios rotários sobre o Título Companheiro Paul Harris concedido pela Fundação Rotária do Rotary International: Seria tal honroso Título uma Comenda e consequentemente, seus portadores Comendadores?
 Parece-me haver certos pudores exagerados e até certo medo no meio de algumas autoridades rotárias em assumir tal fato, chamam a referida honraria de “Título”, “Reconhecimento”, mas raramente de “Comenda” (ao meu ver, seu nome correto).

Mas, o que é uma Comenda? Ensina-nos o Dicionário Aulete Digital: “sf. 1. Benefício, ger. financeiro, que antigamente se concedia a eclesiásticos ou cavaleiros de ordens militares. 2. Distinção honorífica, condecoração. 3. Divisa ou insígnia de quem recebe tal distinção (o comendador). 4. Terceiro grau na hierarquia de certas ordens militares” (http://www.aulete.com.br/comenda)

Assim sendo, o Título Paul Harris está em pleno acordo com as definições de nº 2 e 3 supra, tratando-se o mesmo de uma “Comenda” Rotária e seus detentores são legitimamente “Comendadores”: “sm. 1. Aquele que é agraciado com uma comenda (benefício). 2. Indivíduo que é titular de uma comenda (4), grau hierárquico de ordem militar. 3. Indivíduo detentor de comenda, condecoração honorífica, que é portador de sua insígnia.” (http://www.aulete.com.br/comendador), note especialmente a definição de nº 3.

Pessoalmente, consultei o Escritório de Rotary International no Brasil via email no dia 23/04/2015 nos seguintes termos: “O dicionário define "Comenda" como sendo, entre outras coisas, "Distinção honorífica" (vide: http://www.dicio.com.br/comenda/), o que me parece ser o caso do "Paul Harris", por isto, mais uma vez, gostaria de consultá-lo: O Título Companheiro Paul Harris é uma Comenda? Sim ou não?”

A atenciosa resposta me veio no mesmo dia: “Boa tarde Sandro: Correto, utilizamos o termo reconhecimento para o “Título Companheiro Paul Harris”. Cordialmente, Edilson Massahaki Gushiken - Supervisor Fundação Rotária.”

Se a minha questão está “correta”, logo, o Reconhecimento/Título Paul Harris é, inquestionavelmente, uma Comenda. E por que não usarmos este termo? Medo? Modéstia exagerada?

Não deve ser assim. O Rotary International presta grandes serviços a humanidade, muitos deles licitamente financiados pela COMENDA Paul Harris.

Ainda bem, que o ambiente rotário já está se despertando para o uso correto deste termo, como podemos ver em várias notícias de diversos Clubes de Rotary e sites governamentais, vejam, por exemplo, o site do Rotary Club Barueri Alphaville:http://rotaryalphaville.com.br/31-cesar-foff%C3%A1-recebe-comenda-paul-harris.html ; o site da Prefeitura Municipal de Contagem (MG):http://www.contagem.mg.gov.br/index.php/?materia=275751 ; o site do Rotary Club de São Paulo Pacaembu: http://www.rotarypacaembu.org.br/paul-harris e até mesmo uma das empresas licenciadas pelo Rotary International para comercializar produtos rotários:http://www.rasbrindes.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage_ras.tpl&product_id=458&category_id=20&option=com_virtuemart&Itemid=14&vmcchk=1&Itemid=14 Inclusive o famoso apresentador da televisão brasileira, Silvio Santos, sabe tratar-se de uma “Comenda”:https://youtu.be/hHQOEeg6FSc, o que foi noticiado no Boletim do Rotary Club de Salto (p. 09): http://www.rotarysalto.com.br/boletim/ta280.pdf

Desta forma, temos a óbvia e inequívoca tendência de popularizar o termo “Comenda”, que além de mais bonito, é o correto. Portanto, abandonemos qualquer falsa modéstia e assumamos o que realmente é: O Título Paul Harris é uma honrosa Comenda Rotária e, portanto, seus detentores são, todos legitimamente, Comendadores.

Sandro B. Sampaio
Presidente 2014/2015 do Rotary Club de Belo Horizonte Lagoa
Comenda Companheiro Paul Harris
Comenda Companheiro Paul Harris – Primeira Safira
Comenda 30 Anos do Rotary Club Belo Horizonte Venda Nova