sábado, 8 de outubro de 2016

REUNIÃO ORDINÁRIA - 04/10/16

 Ata da reunião do Rotary Club B H Lagoa em 4 de outubro de 2016

Presentes: Adam, Marilia, Lidia, Edmundo, Ricardo, Anderson, Sérgio e Maria Aparecida.

Ausentes: Carlos Alberto, Lauro, Narciso e Fernando.

Visitantes: Alexandre Pires Ramos (Governador do Distrito 4760), Junior Cézar Augusto (Governador Assistente), Sônia (Presidente do Rotary Club B H Venda Nova), Cristina (esposa de Adam), Luciana (esposa de Ricardo) e Hilda (esposa de Sérgio).


Houve, inicialmente, uma reunião do governador Alexandre Pires Ramos com a diretoria do Rotary
Club Lagoa. Ele abriu o encontro, dizendo que pretende inovar as visitas. Disse que ficou bem impressionado com o entusiasmo dos clubes das regiões norte e noroeste de Minas, que ele visitou e os achou bem fortes. Segundo ele, todos os rotarianos deveriam participar do portal do Rotary, pois as informações ali veiculadas são muito importantes e oferecem exemplos e estímulos para projetos  
e possibilidades para participação em muitos deles.O governador insistiu na necessidade de clubes de nosso distrito, principalmente de Belo Horizonte fazerem projeto Global de 300 mil dolares.
Informou que, em dezembro de 2015, Montes Claros fez um projeto desse para a Santa Casa para prevenção e assistência a pacientes de acidente vascular cerebral. A tramitação foi rapida: Foi aprovado em abril de 2016 e liberado em junho. Foi o único do Brasil nesse ano. Isso não impede que outros sejam aprovados ainda nesse ano, no Brasil. O projeto Global não tem prazo, é só entrar no portal. Ressaltou a importância de observar todos os requisitos para a aprovação de projetos:
Situação do clube e de suas comissões, pagamentos em dia de todas as obrigações rotarias nacionais
e internacionais, bem como a contribuição para a Fundação Rotaria. 

Um ponto importante que precisa ficar claro em qualquer projeto é a demonstração da capacidade de manutenção da entidade, da sustentabilidade na aplicação dos recursos obtidos.  O governador falou sobre a importância do CADRE, para orientar e auxiliar na confecção de projetos.  Continuou, enfatizando que o presidente do clube deve ter entusiasmo e motivar a criação de projetos. Abordou um ponto importante: A  execução de um projeto, além de beneficiar as pessoas foco, faz com que a população fique conhecendo o trabalho, a importância e o espirito humanitario do Rotary: 

Atualmente, em Montes Claros, a implantação do projeto de assistência a pacientes de AVC, levou o Samu a fazer um treinamento especial, o que despertou a curiosidade da população de conhecer o que é o Rotary e como ele beneficia as comunidades.  Continuando, o governador disse que, feito o projeto e colocado no portal, ele fica visivel, para que outros clubes se interessem em participar. Mostrou que o esquema da proposta é tão simples que, no Chile, fizeram 3 projetos numa mesma folha. Para ser Global tem que ter um parceiro internacional. Temos que ter uma contra-partida, que pode ser pequena.

Adam, nosso presidente, discorreu sobre as doações que são feitas, sempre, por nosso clube, sejam internacionais, o que fez com que quase todos nossos companheiros tenham recebido
Paul Harris, sejam para entidades da Pampulha, que cuidam de portadores de câncer, creches e asilos. 

O governador Alexandre falou sobre um clube de Unai que realiza leilões com ajuda de uma
empresa agro-pecuaria, a Coagril. Por sugestão dele, passaram a utilizar o dinheiro obtido como contra-partida, arranjando parceiros, o que multiplica o dinheiro. Ele se colocou à disposição, para
ajudar nosso clube, no que for necessario.  Convidou para o Seminario que vai acontecer no sábado,
dia 8 de outubro, sobre projetos e, entre outras, havera uma palestra de Tânia Miranda sobre projetos e colaboração entre clubes. Sera no Flat São Francisco, na Av.Alvares Cabral, 967 de 8 às
12 horas. Com parcerias, os projetos têm mais facilidade de ser aprovados.   Marilia indagou se qualquer rotariano pode ter acesso ao Portal do Rotary. O governador esclareceu que um membro da diretoria pode se habilitar e colocar os companheiros.    

Adam falou sobre os projetos que o clube vai apresentar, até o dia 30 de outubro : o de Lidia e o de Anderson e disse de nossa satisfação de um clube de Corinto ter se interessado em participar do projeto de Lidia.   Marilia comunicou que o projeto que ela esta elaborando para uma creche sera Global.   O governador sugeriu que, ao abrir a reunião, depois da saudação ao pavilhão nacional, todos lessem a prova quadrupla, no baner que ele deu para nosso clube . Todos concordamos e já, em seguida, iniciamos assim nossa reunião ordinaria.  

O governador assistente, Junior, comunicou que, no dia 24 de outubro, dia mundial de
combate à polio, um helicóptero plotado: END POLIO NOW vai sobrevoar B H ,comemorando o   trabalho de erradicação da polio no mundo, realizado pelo Rotary Internacional. Cada clube vai colaborar com duzentos e cinquenta reais. 

A reunião administrativa foi encerrada e iniciou-se a reunião ordinária do Clube Lagoa.  Adam abriu a reunião, agradecendo a presença do governador, do governador assistente, da presidente do Rotary Club Venda Nova e demais visitantes. Passou a palavra para Marilia que cumprimentou os presentes, especialmente os visitantes e iniciou a  leitura do Boletim Semanal, cuja Informação  Rotaria tratava do inicio do combate à polio pelo Rotary Internacional e, no final do Boletim, havia uma exposição das metas de nosso presidente Adam.    Adam ofereceu uma lembrança ao Governador que falou de sua alegria em visitar todos os   clubes. Disse que vê na governadoria uma oportunidade de retribuir ao Rotary a honra de participar da entidade há 45 anos em Montes Claros e que vai se dedicar exclusivamente a este trabalho, durante esse ano. Falou sobre esse ano do jubileu de 100 anos da Fundação Rotaria no mundo . Reinterou o que havia dito na reunião administrativa, de seu proposito de incentivar a união dos clubes, através de projetos em parceria. Disse de sua satisfação em constatar que estamos elaborando projetos. Comentou sobre o sucesso do projeto Global dos 8 clubes de Montes Claros.


Salientou como os projetos dão visibilidade ao Rotary. Agradeceu a acolhida e ofereceu, mais uma vez, sua colaboração.   Adam passou a palavra a Lidia e depois a Anderson para discorrerem sobre seus respectivos projetos, o que fizeram com clareza e entusiasmo. Em nossas atas anteriores constam detalhes dos projetos.   Anderson agradeceu a presença do governador e comentou sobre o entusiasmo que esta visita nos trouxe.  Aparecida falou sobre a coincidência dos objetivos do governador e as providências que nosso clube esta tomando: A decisão de convidar alguém do CADRE , para fazer uma palestra com orientações sobre projetos e nosso objetivo de parceria com outros clubes.    Nada mais tendo a tratar, foi encerrada a reunião e servido um jantar.